O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
Música
A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivo daí a importância do trabalho com este eixo.
Musica para atender a objetivos como:
• Formação de hábitos
• Atitudes/ comportamentos
• Comemorações (datas)
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.
Musicalização:
Ouvir musica, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.
Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças.
Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação.
Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas mais integrados, visto o contato estreito e direto com as demais linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)
O que deve ser explorado nas atividades com musica:
Sons graves/ agudos: voz fininha e voz grossona
Sons fortes/ fracos: altura
Sons curtos/ longos: duração
Anão e o gigante:
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante pisa forte/ anão pisa levinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Porque gigante é grande/ anão é miudinho
Voz de gigante é grave/ de anão é agudinha
Gigante anda lento/ anão vai ligeirinho
Objetivos:
• Interpretar musicas e diversas;
• Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
• Cantar musicas diversas;
• Reconhecer sons graves e agudos;
• Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
• Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
• Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
• Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.
Sugestões de canções:
Parlendas:
- coruja: fui na feira comprar uva/ encontrei uma coruja/ eu pisei no rabo dela/ me chamou de cara suja.
- chuva: chove chuva, chuvisquinho/ minha calça tem furinho/ chove chuva chuvarada/ minha calça ta furada.
- borboleta: borboleta pintadinha/ pinta aqui pinta acola/ pinta a casa do meu sogro aonde eu vou morar.
- Pulga: uma pulga na balança/ deu um pulo e foi a frança/ os soldados a correr/ as meninas a pular/ quero ver quem vai dançar!
- Copo de leite: copo de leite que vira em pó/ galo que canta corococo/ pinto que pinta pirim pimpim/ moça bonita saia daqui
- Vento: vem vento caxinguelê
- Velha: uma velha muito velha/ como nariz cheio de barro/ foi contar pra minha mãe que eu pitava no cigarro/ minha mãe me deu uma surra/ me botou no taquaral onde tinha bicho feio que queria me pe gar!
- Um dois feijão com arroz
- Batatinha frita, 1,2, 3
- Rei: rei, soldado, capitão, ladrão/ moça bonita do meu coração.
Cantigas de roda
- A linda rosa juvenil
- Pai Francisco
- Fui no tororó
- Carneirinho, carneirão
- A canoa virou
- Atirei o pau no gato
- Não atire o pau no gato/ por que o gato e nosso amigo/ os gatinhos são bonitinhos/ não podemos mal tratar os animais.
- Borboletinha
- Ciranda, cirandinha
Acalantos
- boi da cara preta
- Bicho tutu: bicho tutu /sai de cima do telhado/ deixa o fulano/ dormir sossegado
Musica popular
- funk
- pagode
- MPB
Oficina de construção:
material: latas, bexigas, caixas de frutas, grãos, pedrinhas, tubos de papelão ou conduítes....
O que fazer:
Ladrilhofone
Chocalhos: com latas, garrafas pet, copos e diversas sementes dentro
Recos- recos: pedaços de madeira com nervuras
Guisos (chocalhos...)
Triângulo: com viga de construção dobrada em forma de triângulo
Tambores: com caixas, latas, canos
Flautas: com canos finos
Tampas de panela
Apitos
Coco: só serve o seco...tirar o sumo e deixar secar (acho que tem que queimar)
É importante lembrar que as situações com musica devem ser aproveitadas em todos os projetos, com o uso de parlendas, cantigas de rodas, brincos e etc.
Ainda o trabalho com a música deve ter alguma finalidade. Vou cantar pra que?? Despertar? Chegar? Brincar de roda? Brincar junto deles sempre.
Dicas:
Na hora de dormir ou mesmo de realizar alguma atividade que exija maior concentração ponha uma música instrumental bem calma...você vai ver, eles vão adorar!
Páscoa no Baú de Ideias
Há um ano