No mês de agosto de 2007, após um período de fortes chuvas fomos brincar na área externa do CIEP. Após andar um pouquinho encontramos um copo de “Guaravita” caído com algumas larvas de mosquito dentro. Nossa imaginação voou longe... “Tia, tia olha o que achamos... tem um copo cheio de cobra!” (A).
_Cobra? Como assim cobra? Indaguei...
_ “È tem cobra sim... e ela esta dentro d’água...”
Recolhemos o copo e levamos para a sala... O que seriam aqueles bichos? Seriam cobras? Minhoquinhas?
Levantamos muitas hipóteses...
_ “È uma minhoquinha que foi presa.”, disse “Á”.
_ “Né nada... é um filhote de cobra, isso sim!”, disse “B”
_ “Ih, vocês não sabem de nada”, disse Camila, “Isso é um filhote de mosquito!”
Filhote de mosquito?
Passamos então a pesquisar que filhote seria aquele e logo descartamos a idéia de minhoca já que minhoca só vive na terra e descartamos a idéia de cobra já que vimos uma de nossas larvas eclodirem no copo tampado com o filó fino.
_ “Como apareceu esse mosquito aí?”
Passamos então a pesquisar os mosquitos, seus diferentes tipos e para isso recorremos à sala de leitura da escola onde encontramos alguns livros de animais e recorremos também á internet, de onde saiu boa parte de nosso material de pesquisa.
Após a pesquisa levamos o material para a sala e li com as crianças algumas coisas e curiosidades sobre os mosquitos.
Nesta etapa levantamos algumas coisas que queríamos saber como: a) “por que o mosquito pica a gente?”, b)”por que a picada do mosquito coça?”, c) “Como o nascem os filhotes de mosquito?” d)O mosquito pode deixar a gente doente?” e, e)”O que o mosquito come?”
Paralelamente a pesquisa dessas questões, observamos as larvas do mosquito coletadas com o auxilio da lupa e do microscópio. Essa atividade foi bem apreciada por eles. Com o microscópio descobrimos que as minhoqunhas têm uns pelinhos, olhos e um rabo que “por aqui fica grande”. Após a observação passamos ao registro através de desenho. Essa atividade foi bastante enriquecedora.
Aos poucos fomos respondendo as questões levantadas através da leitura diária feita pela professora de partes do material pesquisado.
• Por que o mosquito pica a gente?
Só quem pica é o mosquito fêmea. Ela pica para alimentar os ovos que carrega na barriga.
• Por que a picada do mosquito coça?
A picada do mosquito coça porque na hora em que o mosquito nos pica ele coloca um pouco de saliva no buraco e é isso que faz coçar.
• Como o nascem os filhotes de mosquito?
Os mosquitos colocam os ovos na água limpa e parada. Eles ficam ali, viram larvas, crescem e viram mosquitos.
• O mosquito pode deixar a gente doente?
Pode sim. Tem um mosquito de cor preta e branca que carrega o vírus da dengue e que nos deixa doente.
• O que o mosquito come?
O mosquito come a água que sai das frutas e das flores. A fêmea também se alimenta do sangue que chupa da gente.
Conforme fomos respondendo nossos questionamentos os termos que inicialmente usávamos foi se modificando e deixamos de chamar a fase inicial de minhoquinhas, substituindo pela palavra larva. Isso aconteceu com muitos termos e em várias fases do nosso projeto.
Paralelamente à resposta das nossas perguntas construímos coletivamente, de papelagem, um mosquitão e para isso observamos a quantidade de patas, as cores do mosquito da dengue, o nosso vilão, as asas e o bico.
Construímos também um painel com os lugares preferidos dos mosquitos para por seus ovos, enfatizando a necessidade de evitar tais lugares para diminuir a quantidade de mosquitos e diminuir os riscos de pegar dengue.
Por fim fizemos um folder com algumas respostas às questões que levantamos. Este folder serviu como material de divulgação sobre o tema estudado e apresentado em forma de comunicação pelas crianças do EI às outras turmas da escola.
Podemos definir o trabalho desenvolvido na turma EI 10 como um projeto. Os projetos consistem em uma pesquisa ou uma investigação desenvolvida com profundidade sobre um determinado tema que acreditamos ser interessante conhecer. Os temas em questão podem surgir do grupo de alunos ou podem ser apresentados pelo professor, mas em todos os projetos o mais importante consiste na curiosidade do grupo em pesquisar este ou aquele tema.
Segundo Antunes , o projeto representa um esforço investigativo voltado para encontrar respostas sobre o tema levantado a partir da curiosidade do grupo. Nos projetos a aprendizagem se dá de forma significativa já que parte propriamente do interesses dos alunos e nela conseguimos integrar diferentes áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar.
O projeto, entretanto, pressupõe algumas fases e dentre elas podemos destacar três que foram realizadas por nossa turma.
Fase 1:
Nesta fase identificamos o objeto da pesquisa e nosso caso o alvo foi o copo com as larvas. Definido o objeto passamos ao levantamento de questões e através da avaliação inicial conseguimos definir as coisas que sabemos e os questionamentos que temos sobre aquele determinado objeto. A escrita nesta fase é utilizada como forma de registro dos questionamentos levantados para que em outros momentos possamos retornar a ela e retomá-las.
Fase 2:
Nesta fase o trabalho é voltado para a investigação direta das questões levantadas e é necessária a pesquisa em fontes diversas de informações como sites, livros, textos, folders e etc. Nesta etapa pesquisamos as questões levantadas e processamos essas informações de modo a responder as curiosidades e as questões levantadas pelo grupo durante a fase 1.
Fase 3:
A fase 3, entretanto, consiste na última fase do projeto e pressupõem a preparação da apresentação dos resultados. Nesta fase confeccionamos o painel explicitando os lugares preferidos dos mosquitos para por seus ovos e também construímos um folder contendo algumas respostas de nossos questionamentos iniciais. Esses materiais serviram na comunicação da pesquisa realizada no EI em outras turmas da escola em que percorremos e explicamos os perigos de “criar os mosquitos” em lugares esquecidos.
Objetivos:
• Relatar e narrar experiências vividas;
• Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar idéias;
• Participar de situações nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
• Produzir coletivamente textos e registrá-los;
• Participar de atividades que envolvam o processo de investigação;
• Criar situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
• Confeccionar materiais explicativos a partir da pesquisa realizada;
• Perceber a escrita como registro de fatos, acontecimentos e suporte para a memória;
• Apropriar-se da temática estudada e pesquisada.
Avaliação:
As crianças foram avaliadas em todas as etapas do projeto mediante ao seu interesse e seus questionamentos. Foi surpreendente observar como avançamos e quantas coisas descobrimos a partir da observação, da análise e da pesquisa feita mesmo com crianças pequenas, deixando apenas que a curiosidade nos guiasse. Aprendemos muito. A curiosidade, durante todo o processo foi incentivada e dali surgiram as atividades de escrita, de observação, atividades artísticas, plásticas e etc..
Pude perceber o interesse crescente da turma durante as atividades de registro como o blocão, escritas espontânea e nas comunicações sobre a pesquisa com a distribuição do folder construído por eles nas outras turmas da escola.
Referencias bibliográficas:
Pesquisa em sites:
• http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mosq.htm
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosquito
• http://ciencia.hsw.uol.com.br/mosquito.htm
• http://www.fazfacil.com.br/saude/mosquitos.html
Folders da Secretaria Municipal de Saúde
Por Gizelia Monteiro
Tangram 1: Introdução
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