O Ministério da Educação acaba de lançar o documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Em 64 páginas, especialistas de 31 instituições prepararam um roteiro para que cada escola, em conjunto com a comunidade, faça a autoavaliação de suas atividades e proponha um plano de ação para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
A publicação propõe sete dimensões de qualidade para análise: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.
Durante a autoavaliação, e utilizando o documento como guia , o grupo refletirá sobre uma série de perguntas contidas nestas dimensões que indicam parâmetros importantes quando se pensa educação infantil. Alguns exemplos: o projeto pedagógico é de conhecimento de todas e todos? O ritmo das crianças é respeitado? A instituição encaminha ao conselho tutelar crianças que sofram com a violência doméstica? A instituição oferece acesso ao leite materno? Os familiares das crianças com deficiência são bem acolhidos e conhecem o direito de seus filhos à educação?
Depois de responder às perguntas, identificar os problemas e definir as prioridades, o grupo é orientado a organizar um plano de ação visando à melhoria da qualidade da educação
Tangram 1: Introdução
Há 3 semanas