Personagens encantados em defesa do nosso planeta Terra!!
Objetivos:
• Reconhecer os mitos da cultura popular
• Recontar histórias folclóricas
• Participar de brincadeiras, jogos, brinquedos cantados e etc. típicos de nossa cultura.
• Desenvolver a expressão oral
• Participar de situações onde a leitura e a escrita se façam presentes e tenham siginificado
• Apropriar-se dos mitos e historias de nosso folclore
• Utilizar diferentes mídias para registrar os recontos orais (mp3/ vídeos e etc)
• Perceber os mitos que cuidam de nosso planeta
• Refletir sobre os cuidados que devemos ter com nosso planeta
• Construir um álbum com os mitos
Etapas:
1) Apresentação do vídeo “Lendas brasileiras”
2) Listar os personagens e os mitos que aparecem no vídeo
3) Ir à biblioteca (acervo) para buscar os exemplares dos mitos selecionados pela turma
4) Contar dois livros por semana (mito)
5) Atividades decorrentes com cada mito... construção em papelagem/ livro/ modelagem/ reconto oral/ escrito/ ilustração/ mosaico/ dramatização...
6) Construção de produtos de nossos estudos
7) Convidar os pais para uma semana de apresentação desses produtos
Duração: 3 semanas
Livros utilizados:
Saci
Iara
Boitatá e os fazendeiros
Lenda do Boto Rosa
Lenda da Mula sem cabeça
Lenda do curupira
Vídeo Juro que vi
Personagens encantados
Animações no You tube
Lendas brasileiras
Atividades decorrentes nas diferentes linguagens:
Matemática:
• Construir relações entre os fatos
• Contagem de letras em palavras, nomes
• Utilizar a contagem oral em listagens
Linguagem oral e escrita:
• Reescrita das historias/ texto coletivo
• Ilustrar as histórias
• Construir livros com o texto do reconto
• Filmar os recontos
• Analisar foneticamente nomes do mitos localizando letra inicial, som inicial, comparando com outras palavras de inicio e final semelhante
• Imitar sons
• Recontar historias a partir dos livros/ narrar
• Listar elementos
Natureza e sociedade:
• Recriar os lugares onde os mitos vivem
• Listar os lugares onde os personagens guardam
• Relacionar os ambientes guardados com o ambiente destruído ou poluído
• Registrar as mudanças causadas pelo homem no meio ambiente
Artes visuais:
• Construir os personagens em dobradura: saci/ iara
• Construir a mula com caixa de leite
• Construir com jornal o boitatá
• Construir o curupira
• Prender o Saci na garrafa
Música:
• Pesquisar música sobre os mitos
• Saci, Sitio do Pica-pau amarelo
Culminância:
Apresentação aos pais dos produtos da pesquisa (personagens, vídeos, fotografias/ cd com recontos)
Avaliação:
Mediante a apropriação do tema abordado e da mudança de comportamento frente a conservação do nosso planeta.
Tangram 1: Introdução
Há 3 semanas